Você sabia que em 19 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Ovinocultura?
O Projeto de Lei Nº 3780/2015 intituiu a data com o objetivo de conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira acerca da importância da ovinocultura para a economia brasileira; PL ainda aguarda apreciação pelo Senado Federal
A ovinocultura é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, afinal, a espécie é capaz de fornecer leite, carne, couro e lã. Como resultado, a criação de ovelhas constitue importância vital na economia de vários países e, no Brasil, apesar do consumo ainda não ser tão difundido, não seria diferente. Tamanha é a importância deste setor para a economia brasileira que foi criado o Dia Nacional da Ovinocultura, a ser celebrado em 19 de janeiro.
E foi a partir do Projeto de Lei Nº 3780/2015, de autoria do deputado federal José Affonso Ebert Hamm, que essa data foi instituída em todo território nacional, com o objetivo de conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira acerca da importância da ovinocultura para a economia brasileira. Por ocasião da comemoração do “Dia Nacional da Ovinocultura” o Poder Público promoverá campanhas de esclarecimento da importância e benefícios dessa atividade, direcionadas ao setor agropecuário e à população em geral.
De acordo com a justificação da PL 3780/2015, a criação da data foi sugerida pela Associação Rural do município de Santana do Livramento/RS, que busca destacar a importância da ovinocultura no Brasil como uma exploração pecuária de grande importância econômica e social.
Conforme dados do IBGE de 2020, o Brasil possui uma população ovina de 20.628.699 cabeças. O maior efetivo encontrava-se na Região Nordeste, 70,6% de todo o total nacional, com a finalidade de produzir carne e leite. A Região Sul representava outros 18,7%, com o Paraná tendo um rebanho de 574.498 ovinos.
“Dada a importância deste setor para todo país, a instituição do “Dia Nacional da Ovinocultura” tem por objetivo alertar a população brasileira e, em particular, os pecuaristas, para os substanciais benefícios que essa atividade traz para a economia e a sociedade e, com isso, difundir sua prática, estimulando o consumo desta carne que tem alta qualidade e inúmeros benefícios para saúde. Por último, mas não menos importante, é preciso que também as autoridades reconheçam na criação de ovinos um valioso instrumento de inclusão social, que, por suas características não pode prescindir do apoio governamental para deslanchar”, finaliza sua justificação o deputado José Affonso Ebert Hamm.
Em 2019, a Comissão de Educação (CE) aprovou relatório favorável a PL 3780/2015A. Contudo, o projeto de lei aguarda apreciação pelo Senado Federal para ser enviado, por fim, à sanção do Presidente da República.
Por Natália de Oliveira/Assessoria de Imprensa Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Texel Gran Reserva
Leia outras notícias no site da Ovinopar