Jurados paranaenses estiveram no comando dos julgamentos de ovinos na Expointer 2021

Presença dos jurados do Paraná nos julgamentos da raça Texel e Naturalmente Coloridos, durante a maior feira do agronegócio da América Latina, mostra a valorização e a força dos profissionais do estado

A 44ª edição da Expointer entrou, sem dúvida, para a história. Afinal, apesar da limitação considerável do público que pode circular no parque neste ano, em função dos protocolos de saúde em decorrência da pandemia, o balanço final foi positivo e surpreendente na visão dos organizadores. E a ovinocultura do Paraná marcou presença no evento, com muitos animais dos associados da Ovinopar premiados, mostrando a força e o comprometimento com a genética de ponta no estado.

Além dos criadores, jurados do Paraná também estiveram presença no evento, comandando os julgamentos de ovinos. Na raça Texel a responsabilidade ficou a cargo da dupla Dr. Amaro Mendes de Araújo e Dr. Gastão Cordeiro Pereira Neto, Médicos Veterinários e Técnicos da ARCO. Ambos foram escolhidos através de eleição pelos sócios da Brastexel para avaliação dos animais no evento.

“Pra mim foi muito importante poder ter realizado o julgamento da raça Texel na Expointer 2021, por ser a a mais importante exposição da raça a nível nacional e de participação de todas as raças de maneira geral. Foi minha segunda participação como jurado efetivo na raça Texel e outra participação como jurado auxiliar, junto com o colega Gastão Pereira Cordeiro Neto. Gastão que nesta edição foi meu jurado auxiliar”, conta Dr. Amaro.

Em outra edição, o Médico Veterinário já foi jurado efetivo por uma vez na raça Ile de France, junto com o jurado Fabrício. “Sobre o evento: sempre muito bem organizado, à participação da raça foi a maior entre todas no número de inscrições. Também na qualidade dos animais foi excelente, onde nos deu bastante trabalho em todos os campeonatos”.

Dr. Amaro (segundo da direita para a esquerda) ficou feliz em participar do evento – Foto: Divulgação

Naturalmente Coloridos

Já no julgamento dos Naturalmente Coloridos a Médica Veterinária e criadora das Raças Santa Inês e Bergamácia Brasileira, Carla D´Ancora Bompiani Dias, fez parte do trio de jurados escolhidos pela Associção Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (ABCONC).

“Foi uma grande honra ter recebido o convite do presidente da ABCONC para ser a representante do Paraná no trio de Jurados, compostos por um representante de cada estado da região Sul. Um desafio pela grande quantidade de animais a serem julgados em apenas um dia, mas muito prazeroso visto a qualidade dos exemplares apresentados”, cita Carla.

Esta foi a segunda vez que a Médica Veterinária julgou os Naturalmente Coloridos na Expointer. “A primeira vez foi em 2018, ano seguinte em que entrei para o colégio de jurados dos naturalmente coloridos após um curso realizado em parceria com a Ovinopar no Paraná, quando eu era a diretora técnica. Fiquei muito feliz com a evolução que observei na qualidade dos animais apresentados desde 2018”, finaliza.

Por fim, a Ovinopar parabeniza estes dois profissionais pelo trabalho desempenhado durante a Expointer 2021, quando a ovinocultura do estado mostrou com animais de excelência em genética, muito bem apresentados e com profissionais de ponta no julgamento dos animais.

A primeira participação da Carla julgando uma Expointer foi em 2018 – Foto: Divulgação

Por Natália de Oliveira/Assessoria de Imprensa Agrovenki
Legenda da foto em destaque: 

Crédito das fotos: Divulgação

Leia outras notícias no site da Ovinopar

Ir ao Topo