Associados da Ovinopar conquistam resultados de destaque na Expo Lages 2026
Criadores paranaenses se destacaram nas pistas das raças Texel e Poll Dorset durante a exposição realizada em Santa Catarina, entre os dias 7 e 12 de outubro.

A participação dos associados da Ovinopar na Expo Lages 2026, realizada de 7 a 12 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC), foi marcada por importantes conquistas nas pistas das raças Texel e Poll Dorset. O evento também foi válido como a 6ª Sul Brasileira de Ovinos.
Embora a exposição não tenha contado pontos para o Ranking Paranaense – promovido pela Ovinopar -, os criadores fizeram questão de apresentar a qualidade de seus plantéis em solo catarinense. A participação também ocorreu através da parceria entre a Ovinopar e a Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (ACCOSC), que oferece descontos nas inscrições de feiras promovidas pelas entidades, incentivando a presença dos criadores nos eventos realizados entre uma exposição e outra.
Entre os destaques da Expo Lages 2026, os associados conquistaram títulos de grandes campeões, reservas de grandes campeões e colocações entre os melhores animais das respectivas raças, evidenciando o trabalho de seleção genética desenvolvido nas propriedades.
Na raça Texel, o criatório Texel Gran Reserva, de Sergio Seiti Takahashi, conquistou o título de Reservado Grande Campeão Macho Texel PO com Gran Reserva PO-BRA 1388. O criatório também foi campeão na categoria Progênie de Pai Texel PO, com Gran Reserva POI-UK TE 1218.
A Chácara Recanto da Ilha, de Rosimeire Teixeira Prado, também obteve resultados expressivos. Entre os destaques estão o título de Reservado Grande Campeão Ovino do Futuro Macho Texel PO, com Force TE 3020, e o de Terceira Melhor Fêmea Texel PO, com Force TE 2901. O criatório ainda conquistou o quarto lugar entre as fêmeas da categoria Grande Campeonato Ovino do Futuro Texel PO, com Force 3007A, e o título de Reservada Grande Campeã Ovino do Futuro Fêmeas Texel NCO, com Force NC TE 108.
Já o Sítio Nossa Senhora da Conceição, de Jorge Augusto Szczypior, alcançou a quarta colocação entre os machos Texel NCO, com Taura NC 715.
Na raça Poll Dorset, a Fazenda Serrana, de Paulo Roberto S. Dzierwa, teve desempenho de destaque, conquistando títulos nas categorias de machos e fêmeas. O criatório garantiu o título de Grande Campeão Macho Poll Dorset PO, com Panda 4852, além da Reservada Grande Campeão Macho, com Panda IA 4942. Também obteve, no mesmo campeonato, o terceiro lugar, com Panda 4925, e o quarto lugar, com Panda TE 4975.
Entre as fêmeas Poll Dorset PO, a Fazenda Serrana conquistou o título de Grande Campeã com Panda IA 4938, além de Reservada Grande Campeã com Panda 5045 e terceira melhor fêmea com Panda IA 4952.
Os resultados reforçam a participação dos criadores associados em exposições de outros estados e a importância das parcerias entre as entidades para ampliar oportunidades de intercâmbio, avaliação dos plantéis e valorização da ovinocultura paranaense.
Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Fotos: Divulgação
Leia outras notícias no site da Ovinopar

