Ovinopar participa de reunião técnica sobre fortalecimento da cadeia de ovinos no Paraná
Encontro promovido pela FAEP/SENAR-PR discutiu dados da Expedição Bééé Brasil e propostas para ampliar a integração do setor no Estado

A Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar) participou, na manhã de terça-feira (04/11), de uma reunião técnica realizada na sede do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP/SENAR-PR), em Curitiba. O encontro teve como objetivo apresentar e discutir os dados coletados durante a Etapa Paraná da Expedição Bééé Brasil – iniciativa do Zootecnista Luciano Piovesan Leme, apoiada pela Ovinopar na etapa paranaense – que vem mapeando a realidade da ovinocultura em diferentes regiões do país.
Representaram a Ovinopar durante a reunião o presidente Jorge Augusto Szczypior, acompanhado do secretário Claudinei Dombroski, do tesoureiro Ubiratan Pedro Bruel e do diretor de marketing Pedro Rocha de Abreu Filho, este último acompanhado de sua esposa, Maria Cristina Stinghen.
A apresentação dos resultados foi conduzida pelo coordenador da Expedição Bééé Brasil, o Zootecnista Luciano Piovesan Leme. A partir das informações levantadas, os participantes debateram estratégias para fortalecer a cadeia produtiva de ovinos e caprinos no Estado, com foco em integração, representatividade e desenvolvimento sustentável do setor.
Durante a reunião, a diretoria da Ovinopar, juntamente com técnicas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná – IAPAR – EMATER) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB-PR), apresentou e discutiu a elaboração do Programa Cordeiro Paraná — uma proposta voltada ao fortalecimento da ovinocultura de corte no Estado. A iniciativa busca valorizar a produção local, ampliar as oportunidades de mercado e superar os principais gargalos da cadeia produtiva, consolidando a atividade como uma alternativa economicamente viável e estratégica para pequenos e médios produtores.
Outro ponto em pauta foi a solicitação da Ovinopar para que a FAEP/SENAR-PR reative a Comissão Técnica de Caprinos e Ovinos no Estado do Paraná, com o objetivo de articular ações conjuntas entre produtores, entidades e instituições de apoio técnico.
“A preocupação da Ovinopar tem sido pela busca de alternativas para que os criadores de cordeiros de abate tenham colocação de sua produção. Neste intuito, estivemos reunidos junto a FAEP, OCEPAR e IDR, para a partir do relatório final da Expedição Bééé, traçarmos um plano de trabalho para contemplar os diversos segmentos da criação de Ovinos no Estado do Paraná”, frisou Jorge Augusto Szczypior.
Representaram o IDR-Paraná a coordenadora de Pecuária, Médica Veterinária Carolina Veras, e a assessora técnica, Zootecnista Isabella Moreira. O Sistema FAEP/SENAR-PR esteve representado por João Lázaro, gerente sindical; Médico Veterinário Fábio Peixoto Mezzadri, do DTE; Livaldo Gemin, diretor-secretário; e Paulo José Buso Júnior, diretor financeiro. A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) foi representada pelo Médico Veterinário Alexandre Monteiro.
A reunião reforçou o compromisso conjunto das entidades com o fortalecimento da ovinocultura e caprinocultura no Paraná, estimulando o alinhamento de ações estratégicas e o compartilhamento de informações para impulsionar o desenvolvimento do setor.
Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Com informações de Luciano Piovesan Leme, coordenador da Expedição Bééé Brasil
Foto: Divulgação/Expedição Bééé Brasil
Leia outras notícias no site da Ovinopar

