Diretoria da Ovinopar destaca avanços na ovinocultura paranaense e desafios para o consumo de carne ovina

Entrevista com Jorge Augusto Szczypior, Presidente da Ovinopar, e Pedro Rocha de Abreu Filho, Diretor de Marketing da entidade, traça um panorama das ações da associação no último ano e os desafios a serem superados em 2025

A Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar) encerrou 2024 com importantes conquistas, marcadas pelo crescimento da ovinocultura no estado e pela crescente presença em feiras agropecuárias. Em entrevista exclusiva, Jorge Augusto Szczypior, presidente da Ovinopar, e Pedro Rocha de Abreu Filho, diretor de marketing, discutem os avanços significativos alcançados ao longo do ano e os desafios superados para fortalecer o setor e ampliar sua visibilidade no cenário nacional.

Além disso, eles comentam sobre o início do Ranking Paranaense 2025, que tem sua primeira etapa prevista para a Show Rural Coopavel, e compartilham as perspectivas para o próximo ano, que incluem parcerias estratégicas e novos projetos. Outro tema abordado durante a entrevista foi o desafio enfrentado pela Ovinopar na expansão do consumo de carne ovina, com o objetivo de consolidar essa proteína como uma opção regular e acessível na alimentação dos brasileiros.

Pedro Rocha de Abreu Filho e Jorge Augusto Szczypior

Crescimento e expansão da ovinocultura no Paraná

Em 2024, a Ovinopar registrou avanços consideráveis na ovinocultura paranaense. “Obtivemos um crescimento e adesão de novos municípios ao sistema de feiras com o ranking, totalizando 11 feiras ranqueadas ao longo do ano. Este critério de divulgação nas feiras agropecuárias é uma forma de fomento para a ovinocultura”, destaca Szczypior.

Além disso, a Associação seguiu em 2024 trabalhando em conjunto com entidades governamentais para promover a ovinocultura no estado. “Essa parceria proporciona uma visão mais aprofundada do setor e contribui para o seu desenvolvimento. Por meio do mapeamento, conseguimos identificar os municípios que apresentam defasagem nesse crescimento, permitindo-nos colaborar para que essas regiões se desenvolvam”, afirma Abreu Filho.

Cabanha do Espanhol, associado Ovinopar

Desafios para expandir o consumo de carne ovina

Apesar dos avanços, um desafio persistente, de acordo com o Diretor de Marketing da Ovinopar, é ampliar o consumo de carne ovina entre os consumidores. “O maior desafio da ovinocultura é fazer com que a carne ovina chegue à mesa do consumidor, precisamos ensinar o consumo desta proteína não tratando somente como uma iguaria, mas, sim, um prato diário para as famílias. Creio que este seja o grande desafio, mas, aos poucos, estamos ajudando nesta divulgação a qual irá contribuir com a cadeia produtiva”.

Segundo o presidente da Ovinopar, o estado do Paraná, juntamente com as regiões sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem fornecido um número significativo de animais para a indústria, que está em pleno crescimento. Essa expansão tem permitido a oferta de carne ovina de alta qualidade no mercado, com o objetivo de atender às expectativas dos consumidores por uma proteína diferenciada.

“Além disso, a ovinocultura nacional tem se destacado no Nordeste, onde projetos de desenvolvimento com apoio estadual e federal têm impulsionado o setor. Essas iniciativas podem servir como modelo para aprimorar e expandir a ovinocultura em outras regiões do país”, acrescenta Abreu Filho.

Show Rural Coopavel

Ranking Paranaense 2025 e o impacto da participação na Show Rural

O Ranking Paranaense de Criadores de Ovinos é uma iniciativa da Ovinopar que visa promover a criação de seus associados. O objetivo é, por meio de comparações entre os melhores exemplares nos julgamentos das exposições credenciadas, estabelecer parâmetros de desenvolvimento das raças, além de proporcionar intercâmbio de experiências e informações técnicas entre os criadores. O ranking também busca divulgar publicamente a evolução das raças, permitindo a entrada de novos investidores, e premiar os exemplares, criatórios e cabanhas com melhor desempenho no ano, conforme as avaliações estabelecidas no regulamento.

A primeira etapa da temporada 2025 do Ranking Paranaense será realizada durante a 37ª Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em Cascavel/PR. A Ovinopar tem participado do evento há quatro anos, marcando presença em um dos maiores encontros do setor agropecuário, um marco importante para os criadores de ovinos do estado.

“A Ovinopar tem proporcionado um espaço excepcional para seus associados mostrem seus exemplares, com visibilidade internacional. O público circulante é grande e isso gera oportunidades de negócios que, muitas vezes, surgem após a feira, quando somos procurados ao longo do ano por interessados na ovinocultura”, cita Jorge Augusto Szczypior.

Pedro Rocha de Abreu Filho acrescenta: “Embora a Show Rural tenha um formato diferente das feiras tradicionais, com datas e horários distintos, ela continua sendo um evento essencial para o nosso desenvolvimento. O número de cabanhas participantes cresce a cada ano, evidenciando uma genética de ponta em todas as raças, oferecendo aos criadores diversas opções para desenvolver seus criatórios”.

Cabanha Castanheiras, associado Ovinopar

Expectativas para 2025: Planejamento e parcerias estratégicas

Como em todo negócio, a Ovinopar visa sempre trabalhar com um planejamento estratégico, para estabelecer os critérios e passos que deve dar para o desenvolvimento do setor. Em 2025, não será diferente.

“Neste sentido, a Ovinopar está trabalhando juntamente com o Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura, onde formamos um grupo técnico para tal desenvolvimento material que está sendo analisado pelas entidades com alguns ajustes que irão decorrer neste ano. Assim, podemos, para frente, colocar esses players em funcionamento”, finaliza Pedro Rocha de Abreu Filho, Diretor de Marketing da Ovinopar.

Instagram: @ovinopar | Facebook:Ovinopar

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Foto em destaque: Divulgação/Cabanha Portão Azul

Leia outras notícias no site da Ovinopar