Inspetor Técnico da Ovinopar participa da Exposição Internacional da raça Texel no Paraguai
Além de julgar os animais do evento, Amaro Mendes de Araújo ainda ministrou um curso de jurados
O Inspetor Técnico da Associação dos Criadores de Ovinos do Paraná (Ovinopar) e também da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), o médico veterinário Amaro Mendes de Araújo participou de 14 a 17 de julho da Exposição Internacional Texel, realizado em Assunção, no Paraguai. “Percebi uma grande paixão dos Paraguaios pela raça e pela criação de ovinos. Exposição muito bem organizada, Parque de Exposições muito bonito. Fazem o trabalho com muita dedicação e buscam muito o conhecimento”.
Amaro conta que o convite para julgar os animais da feira surgiu depois que a Associação de Texel do Paraguai pediu a indicação de três nomes de jurados credenciados pela Brastexel [Associação Brasileira de Criadores Texel]. “Depois, os membros da diretoria da Associação de Texel do Paraguai consultaram alguns criadores do Brasil, que indicaram meu nome”, frisa.
Esta foi a segunda vez que o Inspetor Técnico da Ovinopar participou dos julgamentos de ovinos no Paraguai. “Primeira vez foi em uma Exposição em San Miguel, Misiones, onde também proferi palestras, sendo uma para Acadêmicos de Veterinária (na Faculdade de Veterinária) e outra para criadores no Parque de Exposições. Exposição organizada pela Cooperativa OVECHA RAGUE”, lembra Araújo.
Filho de criador da raça Texel, Amaro é mestre em Saúde e Reprodução de Ovinos, bem como Técnico, Membro Ativo e Integrante do Colégio de Jurados Efetivos da Brastexel. Assim, além de julgar a Exposição Nacional da Raça Texel, Amaro também ministrou um curso de jurados, que contou com 25 inscritos, entre eles seis técnicos uruguaios.
“Ficamos muito felizes pela vinda dele para o Paraguai. Através do curso, pode nos ensinar a olhar de outra maneira os animais, aprendemos muito. Estamos muito agradecidos pela participação dele”, disse Alberto Gonzalez Yaryes, vice-presidente da Associação do Texel do Paraguai.
Por fim, Amaro fez questão de agradecer: “Sou grato pela forma hospitaleira, gentil e educada que fui recebido todos os dias, na permanência em Assunção e em San Bernardino (Cabanha de Texel) onde realizamos a segunda parte da parte prática do curso”, finaliza.
Texel no Paraguai
O vice-presidente da Associação do Texel do Paraguai conta que a raça é uma das principais criadas no Paraguai, podendo ser encontrada em todo o território nacional. Isso em decorrência a sua grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas, haja vista que o país possui duas regiões com climas muito marcados durante todo o ano.
“Enquanto Associação de Criadores de Texel, com mais de 100 membros ativos distribuídos por todo o país, temos trabalhado fortemente para promover a raça, sobretudo, visando a produção de carne, utilizando a raça Texel como ferramenta de cruzamento para a produção de borregos pesados para abate”, acrescenta Yaryes.
Na comparação entre a criação brasileira e paraguaia da raça, o vice-presidente vê o Brasil mais bem posicionado na região. “Mas com a abertura do mercado de material genético entre o Reino Unido e o Paraguai, abre-se uma oportunidade promissora para o Paraguai. Torna-se um país que exporta a genética Texel para a região e o mundo”, finaliza.
Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar
Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Amaro Mendes de Araújo
Leia outras notícias no site da Ovinopar