Jurados paranaenses estiveram no comando dos julgamentos de ovinos na Expointer 2021
[…]
Presença dos jurados do Paraná nos julgamentos da raça Texel e Naturalmente Coloridos, durante a maior feira do agronegócio da América Latina, mostra a valorização e a força dos profissionais do estado
A 44ª edição da Expointer entrou, sem dúvida, para a história. Afinal, apesar da limitação considerável do público que pode circular no parque neste ano, em função dos protocolos de saúde em decorrência da pandemia, o balanço final foi positivo e surpreendente na visão dos organizadores. E a ovinocultura do Paraná marcou presença no evento, com muitos animais dos associados da Ovinopar premiados, mostrando a força e o comprometimento com a genética de ponta no estado.
Além dos criadores, jurados do Paraná também estiveram presença no evento, comandando os julgamentos de ovinos. Na raça Texel a responsabilidade ficou a cargo da dupla Dr. Amaro Mendes de Araújo e Dr. Gastão Cordeiro Pereira Neto, Médicos Veterinários e Técnicos da ARCO. Ambos foram escolhidos através de eleição pelos sócios da Brastexel para avaliação dos animais no evento.
“Pra mim foi muito importante poder ter realizado o julgamento da raça Texel na Expointer 2021, por ser a a mais importante exposição da raça a nível nacional e de participação de todas as raças de maneira geral. Foi minha segunda participação como jurado efetivo na raça Texel e outra participação como jurado auxiliar, junto com o colega Gastão Pereira Cordeiro Neto. Gastão que nesta edição foi meu jurado auxiliar”, conta Dr. Amaro.
Em outra edição, o Médico Veterinário já foi jurado efetivo por uma vez na raça Ile de France, junto com o jurado Fabrício. “Sobre o evento: sempre muito bem organizado, à participação da raça foi a maior entre todas no número de inscrições. Também na qualidade dos animais foi excelente, onde nos deu bastante trabalho em todos os campeonatos”.
Naturalmente Coloridos
Já no julgamento dos Naturalmente Coloridos a Médica Veterinária e criadora das Raças Santa Inês e Bergamácia Brasileira, Carla D´Ancora Bompiani Dias, fez parte do trio de jurados escolhidos pela Associção Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (ABCONC).
“Foi uma grande honra ter recebido o convite do presidente da ABCONC para ser a representante do Paraná no trio de Jurados, compostos por um representante de cada estado da região Sul. Um desafio pela grande quantidade de animais a serem julgados em apenas um dia, mas muito prazeroso visto a qualidade dos exemplares apresentados”, cita Carla.
Esta foi a segunda vez que a Médica Veterinária julgou os Naturalmente Coloridos na Expointer. “A primeira vez foi em 2018, ano seguinte em que entrei para o colégio de jurados dos naturalmente coloridos após um curso realizado em parceria com a Ovinopar no Paraná, quando eu era a diretora técnica. Fiquei muito feliz com a evolução que observei na qualidade dos animais apresentados desde 2018”, finaliza.
Por fim, a Ovinopar parabeniza estes dois profissionais pelo trabalho desempenhado durante a Expointer 2021, quando a ovinocultura do estado mostrou com animais de excelência em genética, muito bem apresentados e com profissionais de ponta no julgamento dos animais.
Por Natália de Oliveira/Assessoria de Imprensa Agrovenki
Legenda da foto em destaque:
Crédito das fotos: Divulgação
Leia outras notícias no site da Ovinopar