:: Notícias

Curso sobre manejo nutricional de ovinos reúne pequenos produtores

21/10/2014


A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promoveu na quinta-feira (22) um curso sobre manejo nutricional e produção de forragem para ovinos. O curso, realizado em parceria com a ONG Cultivar, aconteceu no povoado Massaranduba, em Nossa Senhora das Dores, no território Médio Sertão Sergipano.

Coordenado por Samuel Souza, médico veterinário e analista do Setor de Transferência de Tecnologias da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o curso, voltado à capacitação de pequenos produtores de ovinos, orientando-os para realização e adoção das principais práticas de manejo nutricional, discutiu suas vantagens e desvantagens em apresentações sobre suas práticas e a importância da produção e conservação estratégica de forragens.

Oferecido a produtores assistidos pela ONG Cultivar, mediante convênio de cooperação técnica com a Embrapa, o encontro reuniu cerca de 30 membros da comunidade, que integram o grupo de comunidades beneficiadas por ações de transferência de tecnologias em Ovinocultura oferecidos pela Embrapa.

Os processos de fenação e ensilagem foram os destaques do encontro, bem como as práticas de manejo e de corte da leguminosa gliricídia para formação de um banco de proteína que já havia sido implantado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros há 10 meses. Essa atividade foi realizada na primeira fase das capacitações voltadas para atividades teóricas e práticas com os agricultores familiares das comunidades assistidas.

Segundo Samuel Souza, os cursos são de vital importância para os produtores, "Quando passam as chuvas e eles não armazenaram alimentos, seja em forma de silagem ou feno, passam a enfrentar dificuldades em manter o rebanho, ressaltando a importância de um planejamento nutricional para que o produtor possa garantir alimentos de qualidade e com baixo custo aos seus animais".

Dona Marilene, pequena agricultora do povoado Taboca, em N. S. das Dores, diz que as capacitações realizadas pela Embrapa em sua região foram capazes até de despertar o seu interesse pela criação de ovinos. "Antes eu nem gostava da ideia, mas com o aprendizado das técnicas, hoje já domino e pratico a estação de monta, limpeza da água, aplicação de vacinas, alimentação, entre outras. E os conhecimentos sobre armazenagem de comida vistos hoje vão nos ajudar bastante a nos prepararmos para o verão que se aproxima", revela.

Saulo Coelho – Jornalista
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Colaboração: Geise Cruz
(79) 4009-1381 / cpatc.comunica@embrapa.br

Fonte: embrapa.br