:: Histórico

Em 24 DE OUTUBRO DE 1980 no município de GUARAPUAVA reuniram-se criadores e técnicos a fim de fundar a Associação Paranaense de Criadores de Ovinos "OVINOPAR". Estavam presentes naquela ocasião os Senhores Francisco Deucy Portela de Almeida, Rodolpho Tavares Junqueira Botelho, Roberto Motta Junior, Edson Bastos, João Fernando Cunha da Cunha e o Dr. Humberto Mano Sá que foi eleito primeiro presidente. Consta na primeira ata da reunião de diretoria realizada em 12 DE FEVEREIRO DE 1981 quais as principais dificuldades na época da ovinocultura paranaense, que eram basicamente dificuldades na comercialização de lã e carne, além da falta de orientação técnica aos produtores. Já no inicio da sua criação, os objetivos da associação eram basicamente os mesmo de hoje.

Desde sua formação a Ovinopar fez convênio como a A.R.C.O. sendo a nossa associação a legitima representante dos criadores paranaenses. Pitoresco é notar o inventário da associação estando em primeira ata naquela data:

- 2 TESOURAS A MARTELO.
- 1 SERINGA DOSIFICADORA.
- 2 ROLOS DE FIO PARA ATAR LÃ.


Foram sucedendo-se diretorias, na seguinte ordem de presidentes:

- RODOLPHO TAVARES JUNQUEIRA BOTELHO.
- SIDNEY MENDES DE ARAUJO ? TIO SID.
- LUIZ CARLOS VIERA RIBEIRO.
- EDLA WOLF LUSTOSA.
- PAULO HENRIQUE CHAVES KLOPLEISCH.
- ACYR LOURES PACHECO FILHO.
- GABRIEL ZANDONAI.
- CESAR ALBERTO MARTÍNI TOLEDO.
- HAMILTON MELLO.
- NELSON DA SILVA VIRMOND.

- CONRADO ERNESTO RICKLI



A atual diretoria espera manter e alcançar os mesmos propósitos e objetivos de todas as diretorias que já passaram, ou seja, trabalhar pelo reconhecimento e engrandecimento da ovinocultura paranaense.